Projeto Marca de POA fortalece laços comunitários e valoriza a cidade, defendem pesquisadores

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Um valor compartilhado como este que será eleito para representar a cidade eleva a autoestima e convida as pessoas a descobrirem mais sobre a identidade da capital gaúcha

Por: Daniela Lompa Nunes e Jorge Audy - postado originalmente em GZH - link

 

Pela primeira vez na história as populações urbanas superam os 50% e, em poucos anos, serão mais de 60% da população mundial. Nesse contexto, emerge a necessidade de termos uma nova visão sobre o fenômeno urbano, espaço limitado e complexo em que vivem e se relacionam milhões de pessoas.

Os talentos, as novas tecnologias e a globalização, que caracterizam a economia do conhecimento, potencializam o crescimento econômico e o desenvolvimento social nas cidades, que lideram as mudanças sociais, culturais e econômicas em todo o mundo. Esse cenário envolve uma complexidade crescente nos diversos sistemas envolvidos. Assim, hoje e cada vez mais no futuro, as cidades buscam seu espaço, suas diferenciações e seu posicionamento, visando manter a capacidade de geração e atração de talentos, a serviço da felicidade das pessoas e de seu bem estar emocional e material.

Em resposta a esses desafios, a Mesa do Pacto Alegre aprovou a construção de uma imagem de cidade inovadora, inclusiva e criativa. Nesse sentido, foram aprovados projetos voltados a geração e atração de grandes eventos internacionais, como o POA 2020, a South Summit e a Web Summit. Também estão em desenvolvimento projetos que querem promover a vivência de experiências na cidade, como as Rotas Cervejeiras, o Circuito da Inovação e os Caminhos Rurais.

Dados sobre o fluxo de pessoas na cidade mostram que Porto Alegre tem servido de hub de passagem para outros destinos, sejam turísticos ou de negócios. Porém, sabemos que temos um enorme potencial histórico e cultural, bem como lugares tão interessantes quanto outras cidades muito frequentadas. E vivemos um momento importante, nos transformando em um dos principais hubs de inovação e criatividade da América Latina.

Foi pensando nesse contexto e em como dar visibilidade à cidade que um coletivo de empresas e profissionais de design iniciou em 2018 um projeto voluntário para desenvolver uma estratégia de melhoria da imagem de Porto Alegre. O projeto Marca de POA é uma ação do Pacto Alegre, que visa responder ao desafio de melhorar a imagem da cidade. Obviamente, uma única marca nunca conseguirá capturar toda a complexidade de uma cidade, com seus múltiplos olhares e territórios, suas diversas perspectivas históricas e culturais, sua diversidade e até mesmo suas divergências.

Nos parece importante, nestes tempos acelerados de comunicação global, ter algo que nos identifique como coletivo. Que sempre será limitado e que pode evoluir no futuro, mas que se constitui um valor compartilhado que eleva a autoestima e convida as pessoas a descobrirem mais sobre nós. Pelo mundo muitas marcas de territórios ajudaram a transformar realidades. De cidades, como Florianópolis (Ilha da Magia), Amsterdam (I Am sterdam) e Nova York (I Love NY) a países, como Israel (Startup Nation).

Esse projeto ocupa um espaço descoberto dada a ausência de propostas que atuem no sentido de posicionar a cidade no mundo atual, que vão além de críticas e referências exógenas e que não apresentam propostas viáveis que ajudem no desenvolvimento de Porto Alegre e de sua população. O projeto Marca de POA emerge como uma resposta da comunidade de designers, ecossistemas de inovação e criatividade, cidadãos de diversas formações e trajetórias, que tentam, no mundo real, oferecer propostas para o desenvolvimento de Porto Alegre.

Nos orgulhamos dos quatro anos de trabalho, que envolveram a colaboração voluntária intensa dessas comunidades e de tantos partícipes do Pacto Alegre. Um trabalho participativo, orgânico e de profundo aprendizado para os envolvidos. Uma iniciativa concreta, que visa a contribuir para uma cidade melhor, que atraia pessoas e investimentos, que nos posicione no mundo globalizado atual.

 

Estamos agora na etapa final do processo, com três versões tecnicamente equivalentes postas em escuta pública e já votadas por milhares de porto-alegrenses. Com o anúncio da versão mais querida programado para fevereiro, serão muitas as oportunidades para a criação de novas e boas experiências e percepções da cidade. Mas claro que não há expectativa de que a escolhida seja o único canal de expressão ou divulgação da imagem de nossa cidade. Porto Alegre deve continuar a cultivar sua diversidade e suas múltiplas identidades, sob distintas perspectivas sociais e históricas.

 

Temos convicção de que o projeto contribui para a construção da identidade e da diferenciação de nossa cidade. E estamos orgulhosos de que a iniciativa já vem despertando admiração pelo fato de ser uma das mais democráticas e amplas tentativas de geração de uma marca de cidade envolvendo toda a quádrupla hélice, com participação harmônica de universidades, empresas, instituições da sociedade civil organizada e representantes do governo.

O Pacto Alegre tem na sua gênese a colaboração. Nosso desejo é de que o resultado seja um símbolo do momento especial pelo qual passamos. Um símbolo, também, do fortalecimento dos laços comunitários. No fundo, o processo não se resume a uma marca, mas à forma com que nos relacionamos entre nós e com a cidade. É a cocriação do nosso futuro, de forma aberta e participativa. Envolvendo quem quer ajudar a fazer uma Porto Alegre melhor. Para todos.