Jeanette Lontra - Presidente do Badesul e Elias Rigon - Assessor de Venture Capital e Inovação
O fomento ao desenvolvimento, missão e propósito primordial para o Badesul, ao longo de todas as suas fases, nos seus mais de 40 anos de atuação, vem acompanhando as mudanças década a década conforme as demandas impostas pelos novos tempos. Se no passado o preço/custo, posteriormente a implantação da qualidade total foram desafios para as empresas, nos dia de hoje a inovação é a grande tônica das corporações. Não basta ter preço e qualidade é preciso entregar melhor, surpreender o cliente e muitas vezes curar a sua dor. É preciso se diferenciar positivamente.
Os desafios anteriores podiam ser resolvidos com ações pontuais internas nas corporações e raramente transbordavam seus limites. O incentivo para estes desafios partia de um paradigma de competição, no qual se as companhias não tivessem esses atributos fatidicamente perderiam mercado.
O desafio da inovação é muito mais complexo e amplo. Nenhuma empresa inovadora instalada em um ambiente agressivo a inovação prosperará. O foco da atividade de fomento então passa a ser não unicamente a empresa, mas o ambiente, o ecossistema.
Fomentar o desenvolvimento de um ambiente que acolha e esteja preparado para incubar a inovação é o grande desafio do Pacto Alegre, o qual o Badesul orgulhosamente é um participante atuante.
Nenhuma instituição isolada poderia abraçar com êxito este desafio. Nós do Badesul trabalhamos com soluções de consultoria e financiamento para empresas. Mas de que adianta ter acesso a recursos financeiros se não há mentes formadas pelas Universidades? De que adianta ter recursos financeiros e pessoas com qualificação técnica se não existir pessoas com iniciativa e empreendedoras? E se não houver um ambiente regulatório flexível ao novo? Ou seja, somente com a interação de um número expressivo de entidades, organizações, pessoas e espírito de cooperação é possível transformar a capital do Rio Grande do Sul na Porto Alegre almejada pelo PACTO. Criar um ambiente envolvente e acolhedor a uma sociedade 4.0, a empresas 4.0, a iniciativas 4.0 sem perder a essência da cidade, sem deixar de lado nossa história.
A tecnologia desenvolvida até hoje é muito superior ao que o homem consegue absorver e/ou utilizar. A pandemia da COVID nos confrontou esta situação. Em poucos meses empresas inteiras se realocaram fisicamente de escritórios para a casa de seus colaboradores. Isso foi possível por que em poucos meses se desenvolveu essa tecnologia ou por que essa tecnologia já estava desenvolvida esperando um “mote” para ser utilizada? A velocidade com que essa situação ocorreu surpreendeu muita gente, mas encontrou empreendedores dispostos a curar essa dor, ocupar esse espaço no mercado. Esses empreendedores estavam instalados em ambientes de inovação que deram os subsídios necessários para o seu desenvolvimento e entrega. Eles faturaram e o impacto da solução foi global.
O Pacto deve fomentar a criação destes empreendedores, instalados em Porto Alegre, mas com impacto global, escalável como o jargão das startups. É por isso que o Badesul vem trabalhando no sentido de apoiar ações estruturantes de Ecossistemas de Inovação e não apenas em ações pontuais, ações que transbordem. É por isso que o Badesul pensa, planeja e implementa ações que fomentem a inovação e contribuam para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.