Novos projetos do Pacto Alegre querem Gasômetro como "marco zero" e talentos de fora em Porto Alegre

Foto da Mesa do Pacto Alegre

Depois de um dia inteiro de apresentação e balanço dos 24 projetos que fizeram parte do primeiro ciclo do Pacto Alegre, na terça-feira (3), uma reunião com integrantes de mais de 80 entidades definiu, na manhã desta quinta (5), que pelo menos cinco novas propostas devem integrar a iniciativa a partir do próximo ano. Outras duas serão analisadas pelo comitê gestor e três dos 24 projetos iniciais serão descontinuados ou incorporados a outro — O grau de evolução e de engajamento no primeiro ciclo foi determinante para a avaliação da mesa. A manhã de hoje mostrou que o pacto está vivo, pulsante e tem adesão das entidades — contou o superintendente de inovação da PUCRS e membro do comitê estratégico do Pacto Alegre, Jorge Audy.

Apresentados durante o evento de terça-feira, os novos projetos estão relacionados, principalmente, à atração de talentos, ao fomento de startups e à educação digital. O grupo discutirá, ainda, a possibilidade de inclusão do Transformação Digital, que foca na modernização de pequenos negócios, e o Living Lab 5G, voltado ao uso de tecnologias ligadas ao 5G para melhorar serviços urbanos. 

Prestes a passar por obras de revitalização, a Usina do Gasômetro será diretamente envolvida em pelo menos uma das novas propostas. A Chamada Usina da Inovação tem como objetivo transformar o prédio histórico em "marco zero" da Capital, através da criação de um centro para receber turistas e visitantes. O local também deverá sediar a diretoria de inovação da prefeitura e receber atividades relacionadas ao tema, além da programação cultural. 

— A ideia é que a Usina seja o primeiro lugar para onde serão levados os turistas e onde haverá mapas, imagens e animações que apresentem a cidade — explica Audy. 

A Usina não deve ser o único bem público a integrar o Pacto Alegre. Se aprovado na Câmara Municipal, o Fundo de Inovação e Tecnologia (FIT/POA) deve fazer parte do Capta Poa, voltado ao financiamento de empreendimentos inovadores. A nova proposta também deve absorver o Crowdfunding POA, projeto do Badesul para acelerar startup que fez parte do primeiro ciclo da inciativa. O destino do Mexe com POA e do Todas as Gerações, que integraram o primeiro ciclo, deve ser definido nas próximas semanas. 

Nova marca irá à consulta pública

Além da votação das novas propostas, durante o evento realizado no Campus Porto Alegre da Unisinos foram apresentadas, ainda, as três identidades visuais que deverão concorrer para ser a nova marca da Capital. Elaboradas por profissionais de 44 empresas, divididas em seis grupos de trabalho — as três melhores marcas foram eleitas por um júri com designers de diferentes Estados. As selecionadas devem participar de uma consulta pública virtual entre 17 de fevereiro e 10 de março. Nesse período, a população poderá opinar sobre os trabalhos — as imagens devem passar por ajustes antes de serem levadas a público. 

— A nova marca vai ser um símbolo desse movimento que está acontecendo em Porto Alegre, de inovação e colaboração. Mas vai depender de ações para que as coisas que ela diz aconteçam na cidade. Se vender uma cidade da arte, ou uma cidade mais verde, terá de haver ações que reflitam isso — explica Daniela Nunes, fundadora da Purpous. 

A criação coletiva da nova identidade visual da Capital — que poderá ser utilizada em eventos, materiais de divulgação, órgãos públicos e no mobiliário urbano — também faz parte das propostas do primeiro ciclo. É a concretização de uma ideia surgida em 2017, quando o braço local da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) tentou mobilizar estúdios para participar de um projeto semelhante, sem sucesso. Para o diretor regional, Átila Franco, o novo resultado mostra a força do Pacto Alegre. 

— Desde o começo, era para ser um projeto colaborativo, não autoral. Ficamos dois anos tentando engajar empresas e não conseguimos. Com o pacto, em seis meses, fizemos a coisa acontecer. 

Propostas que vão integrar o Pacto 

Destino POA - Atração de talentos e investimento: articular esforços públicos e privados para dar suporte à atração de empresas e talentos ao ecossistema de POA. 

Usina da Inovação - Marco Zero POA: transformar a Usina do Gasômetro no marco zero para os visitantes de Porto Alegre, turistas ou de negócios, com implantação de um centro inspirado no Barcelona Ativa, combinando elementos de showroom com atividades de inovação e cultura. 

Innovation (Open) Academy: articular esforços para estruturar e ofertar ações de capacitação com foco em desenvolvimento de talentos digitais e aculturação digital. 

Capta Poa - Plataforma Articulada de Financiamento: mapear e divulgar articuladamente as oportunidades de financiamento para empreendimentos inovadores no ecossistema de POA. Harmonizar atuação dos atores de financiamento para maior eficiência na captação e aplicação de recursos para fomento à inovação. 

Moda Alegre: articular a cadeia da moda da cidade, gerando maior valor para todos os participantes, estimulando talentos e definindo uma denominação de origem para valorização dos produtos de Porto Alegre. 

Propostas em análise 

Transformação Digital - NegóciosPOA 4.0: articular ações para apoiar o desenvolvimento do setor de serviços ou de outros clusters de negócios atuantes em POA, buscando estimular um melhor entendimento e facilitar a aplicação de tecnologias digitais para aumentar a competitividade, eficiência e nível de serviços. 

Living Lab 5G4I (5G for Innovation): implementar a primeira zona iluminada com 5G na cidade e implantar um living lab de aplicações de IOT e Novos negócios Digitais baseados em comunicação de alta velocidade. 

 

Matéria do Gaucha ZH

Texto: Bruna Vargas

Foto: Lauro Alves / Agencia RBS