Paulo Renato Ardenghi - empreendedor
Olá.
Escrevo este artigo para o Pacto Alegre, diretamente do dia 24/12 de 2030.
Por aqui é natal e estamos comemorando mais um ano incrível de crescimento econômico e social de Porto Alegre.
Este foi um ano próspero como os anteriores.
Grandes empresas de base tecnológica não param de chegar ao 4º Distrito em razão da nossa vocação de formar talentos.
Estamos nos consolidando como a cidade das Startups, das Scaleups, da ciência, da inovação e da educação.
Conseguimos acabar com a desigualdade, investimos forte em saneamento, criamos opções de trabalho, formamos agentes de transformação nas universidades através de cursos práticos e teóricos.
Hoje 30% da população sabe programação e boa parte já ocupa postos de trabalho em empresas que trabalham com Inteligência artificial, internet das coisas, impressão 3D, realidade aumentada, realidade virtual, blockchain.
O cenário para o Ecossistema de inovação e empreendedorismo é fantástico. Catapultado pelos programas de aceleração e investimento, pelos coworkings, Fablabs, universidades e pela qualidade dos mentores, Porto Alegre é a cidade preferida dos grandes fundos de investimento. Somos a capital do empreendedorismo feminino, da arte e do impacto.
A moeda virtual de Porto Alegre está supervalorizada pelos nossos avanços na área de sustentabilidade. Fomos a primeira capital do mundo a alcançar os Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Nossas Escolas públicas e privadas estão dentre as melhores da América. Professores empreendedores e alunos motivados parecem ser o segredo. As escolas de educação infantil possuem os mais altos índices de aprendizagem baseada em experiências.
A Restinga e a Lomba do Pinheiro tornaram-se polos fortíssimos da economia criativa. O 4º Distrito, o Bomfim e a Cidade Baixa concentram a maioria das Startups de impacto.
O varejo e a construção civil avançaram muito em suas estratégias de transformação digital, a moda sustentável, a produção de alimentos locais, as empresas de drones e meios de locomoção sustentáveis e a produção audiovisual puxam a nova matriz econômica da cidade para cima.
O turismo está efervescente. Cais do Porto, Orla do Guaíba, as cervejarias e restaurantes estão sempre cheios.
O Hub da saúde e os avanços tecnológicos na área da Saúde após o enfrentamento do COVID em 2020 colocam Porto Alegre nas primeiras colocações do ranking das Smart Cities Mundiais.
Enfim, eu poderia destacar muitos pontos que me orgulham desta construção.
Finalizo agradecendo aos coletivos que iniciaram está transformação em 2018, 2019, 2020, 2021 e nos anos subsequentes.
Somos a prova de que quando Poder Público, iniciativa privada, sociedade civil e universidades se unem, quando pensam e constroem o futuro juntos, tudo pode dar certo.
Porto Alegre, 24 de dezembro de 2030.