Startup propõe inteligência artificial para melhorar gestão das unidades de saúde

Foto ilustrativa de um quarto de hospital

Uma solução baseada em inteligência artificial está em vias de ser aplicada na qualificação da gestão das unidades de saúde de Porto Alegre. Conhecida como StarGrid, a ferramenta ajuda a otimizar escalas de trabalho de profissionais da Saúde, com benefícios que incluem redução de custos, queda no absenteísmo e aumento da satisfação dos trabalhadores. Além disso, em razão da pandemia de Covid-19, a solução foi adaptada para notificar os gestores caso alguém da equipe seja do grupo de risco ou apresente os sintomas da doença. “Nesse momento de transformação, reiteramos a nossa aposta na inovação, na inteligência e na tecnologia para garantir a melhoria dos serviços de Saúde e beneficiar os cidadãos”, aponta o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Desenvolvida por uma startup de Porto Alegre, a Stargrid foi uma das 16 iniciativas selecionadas pelo projeto Start.Health: Startups vs. Covid, criado para encontrar soluções capazes de ajudar no combate imediato ao coronavírus (veja mais detalhes abaixo). Nos próximos dias, a ferramenta passará por uma prova de conceito em alguns departamentos dos hospitais Presidente Vargas (HPV) e Pronto Socorro (HPS), além do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS). “Se essa prova de conceito for bem sucedida e houver a possibilidade de aplicá-la em escala, então faremos uma campanha de crowdfunding para impulsionar o desenvolvimento da plataforma e garantir sua implantação nos hospitais”, explica o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Ardenghi.

Segundo o CEO da StarGrid, Guilherme Wohlgemuth Bunse, a ferramenta sugere escalas de trabalho que atendam não só às demandas de cada unidade de saúde, mas também as preferências pessoais de seus colaboradores. “Na média, o algoritmo atende 70% dos desejos de folgas apontadas pelos colaboradores, ao mesmo tempo em que garante o pleno atendimento das necessidades da organização em que eles atuam”, explica Bunse. O resultado é um modelo de escalonamento que beneficia a todos. “Geramos redução de custos para a unidade de saúde, menor desperdício de horas trabalhadas para os gestores e mais satisfação para os colaboradores”, diz Bunse, que é também um dos donos da startup ao lado de outros quatro sócios.

Start.Health – Trata-se de uma ampla articulação de entidades focadas na busca de soluções inovadoras para combater a pandemia de coronavírus. Além da StarGrid, o movimento vem testando o uso de drones na desinfecção de espaços públicos. "O objetivo é selecionar e implantar soluções de forma rápida em Porto Alegre que auxiliem a conter ou atenuar a crise causada pela Covid-19", explica o secretário de saúde adjunto de Porto Alegre, Natan Katz. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre em conjunto com o Pacto Alegre, a Aliança para Inovação, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com o apoio de diversas entidades.

 

Texto: Andreas Muller / Foto: Robson da Silveira / SMS PMPA