Começou a celebração do início do Ano Novo Chinês em Porto Alegre. Diversas instituições ligadas à cultura chinesa organizaram este evento, que conta com apresentações culturais e artísticas neste domingo (26), no Jardim Oriental do Parque Farroupilha (Parque da Redenção). O evento, conta com o apoio do Pacto Alegre.
Ao longo do dia acontecerão palestras sobre artes marciais, medicina tradicional chinesa e uma mostra de elementos da cultura chinesa, como a cerimônia do chá, jogos chineses e caligrafia. A Dança do Leão terá uma nova apresentação às 17:00, quando ocorrerá o encerramento do evento.
As instituições realizadoras são o Instituto Confúcio na UFRGS, a Presidência da Frente Parlamentar Brasil-China no Rio Grande do Sul, a Escola Dança do Leão de Porto Alegre, o Conselho de Usuários da Redenção, o Centro Cultural Chinês, a Escola Baowei, a Escola Zhong Tao e a Allepharma, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
O Ano Novo Chinês é celebrado na segunda ou terceira lua nova após o solstício de inverno (hemisfério norte), entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro no calendário gregoriano. A data, portanto, não é fixa. O ano regido pelo Rato terá início em 25 de janeiro de 2020 e se encerrará na passagem para o dia 12 de fevereiro de 2021, quando se inicia o ano do boi. de 2021. O Rato (鼠 - Shǔ) é um dos 12 animais que compõem o Zodíaco Chinês. Quem nasce no ano do Rato tem esse animal como seu signo e será regido por ele por toda a vida. Por ser o primeiro animal, o rato dá início a um novo ciclo de 12 anos.