PACTO ALEGRE PARTICIPARÁ DA AVALIAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DO CIDADÃO, INICIATIVA DA SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE QUE TEM POR OBJETIVO ARTICULAR A OFERTA DE SERVIÇOS DIGITAIS NA CIDADE E PERMITIRÁ AVANÇAR NA DIREÇÃO DAS PROPOSTAS CONTIDAS NOS PROJETOS CIDADÃO ÚNICO E CIDADE TRANSPARENTE APROVADOS PELA MESA DO PACTO.
Foi lançada em 19/04/21 a Chamada Pública que busca coletar sugestões, em 30 dias, para finalização do TERMO DE REFERÊNCIA que vai orientar a contratação para desenvolvimento da nova solução de integração digital da oferta de serviços ao cidadão da Prefeitura, sob supervisão da Secretaria de Transparência da PMPA.
O esforço visa integrar e qualificar os atuais canais de comunicação do cidadão com o poder público (numa visão omnichannel); consolidar uma identidade digital única (em conexão com a plataforma nacional gov.br); higienizar e combinar as mais de 80 bases de dados utilizadas pela prefeitura atualmente; permitir uma visão única e um acesso mais adequado e simples à carta de serviços da cidade (hoje com mais de 450 tipos de serviços); e sistematizar o fluxo de abertura, acompanhamento e finalização de cada solicitação, em modelo workflow, para que se possa ter informações em tempo real sobre a execução e nível de satisfação relativos à cada demanda.
A ideia é coletar sugestões para finalizar o termo que buscará convocar empresas e fornecedores a se engajar na criação da plataforma, que tem por missão de alavancar Porto Alegre a um novo patamar em termos de transparência, cidadania digital e relacionamento com o cidadão.
A iniciativa dá continuidade, integra e aprofunda ações já em andamento e caminha no sentido de atingir as expectativas expressas nos projetos CIDADÃO ÚNICO e CIDADE TRANSPARENTE do Pacto Alegre, que foram aprovados na 2ª. Reunião da MESA DO PACTO ALEGRE, em 2019, e vinham sendo impulsionados pela PMPA, com apoio de outros atores do movimento.
Cumprimentamos todos os técnicos que trabalharam para que esse fundamental avanço tomasse forma. É fundamental registrar que os esforços para avançar no sentido da abertura de dados e de uma maior cidadania digital perpassaram as últimas 3 gestões, com graduais avanços que prepararam o momento atual, evidenciando a capacidade crescente da cidade e suas gestões de compreender a necessidade de avançar em projetos de envergadura e de estado.
A proposta atual, liderada pela equipe do Sec. Gustavo Ferenci, com coordenação da vice-secretaria Luciana Rache, construída com harmonia com a Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, com a Diretoria de Inovação e com a PROCEMPA, com grande apoio e estímulo do Prefeito Sebastião Melo, tem potencial para se colocar como o coroamento dos esforços da cidade, e efetivamente consolidar a mudança de patamar da nossa cidade.
O PACTO ALEGRE tem enorme prazer em contribuir para que o qualificado esforço em andamento tenha sucesso e possa impactar positivamente nossa cidade e seus cidadão. Já estamos trabalhando para conectar entidades e iniciativas que possam enriquecer a discussão durante o período da chamada pública.
Temos convicção que muitos dos atores e instituições que compõem o PACTO ALEGRE podem e vão contribuir para que tenhamos os melhores e mais qualificados resultados tanto na Chamada Pública quanto no desenvolvimento do trabalho. E tomara que em 2022 já possamos contar com uma nova CENTRAL DO CIDADÃO que inaugure uma nova era de relacionamento do cidadão de Porto Alegre com a gestão da cidade.
Mais informações sobre o projeto e a chamada pública podem ser obtidas pelo email centraldocidadao@portoalegre.rs.gov.br.
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