Os talentos do agora

Ariel Berti, gerente de Educação Profissional do Senac-RS
Ariel Berti, gerente de Educação Profissional do Senac-RS

As necessidades e expectativas mudaram muito no último ano, tanto das pessoas quanto das empresas. Novas demandas do ser humano, novas formas de trabalhar e muitas incertezas com o mundo. As pessoas presenciaram uma grande disrupção no mercado de trabalho, rápida e impactante. As empresas e profissionais se viram diante do desafio de permanecerem relevantes em um mundo em transformação. E essas transformações são constantes, não param por aqui. 

 

Imagine agora todas essas transformações em um período tipicamente de mudanças e descobertas: O Ensino Médio. Como desenvolver, por exemplo, os jovens para um mercado de trabalho que terá profissões que ainda nem existem?

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia os currículos e projetos pedagógicos de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do país. Em processo de implementação, a BNCC define um conjunto progressivo de aprendizagens essenciais para os estudantes, que possibilitam o desenvolvimento de competências gerais, articuladas através de conhecimentos, do desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores. 

 

Dentre as dez competências da educação básica, destaco aquela relacionada a protagonizar novas realidades com responsabilidade por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação. A competência versa sobre “criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."¹ 

 

Desenvolver com os jovens do Ensino Médio um mindset tecnológico, focado na resolução de problemas, é um caminho potencialmente transformador para este futuro, afinal, não temos como falar de futuro sem falar em tecnologia. Até porque falar sobre tecnologia é falar sobre pessoas. O Senac-RS, em seu Ensino Médio alinhado com a BNCC, está trabalhando o desenvolvimento deste mindset e tem trazido impactos significativos nos comportamentos e no olhar dos estudantes sobre o mundo e suas realidades. 

A educação tem trazido espaço para os jovens criarem seu futuro. Muito além da profissão, há o ser que pensa seu papel na sociedade e resolve, através da tecnologia, os desafios. Desenvolver competências digitais em um mundo onde tudo é digital pode soar como óbvio, mas o mundo cada vez mais será pautado pela relação com a tecnologia. 2020 nos mostrou isso. Portanto, para pensarmos nos talentos do futuro, precisamos desenvolver os talentos do agora, conectar os ambientes de aprendizagem com as realidades do mercado de trabalho, promover o diálogo entre quem está criando o futuro e quem vai protagonizar o futuro. Pois, afinal, o futuro é agora.

 

____________________________________________________

¹http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf