Matéria original do Jornal do Comércio Foto: NÍCOLAS CHIDEM/JC
Vencidas as etapas burocráticas de criação do Instituto Caldeira como uma instituição sem fins lucrativos e da abertura da conta bancária para as empresas parceiras fazerem as doações, foi dada a largada oficialmente nessa segunda-feira (11) para o início das obras físicas do espaço, localizado no Shopping DC Navegantes, em Porto Alegre.
A reforma está começando por aquela que será o coração do Instituto, a grande caldeira com 30 metros de pé direito, que em 1920 produzia energia para as indústrias do grupo AJ Renner. Ali, em uma área de 1 mil m², ficará o Espaço Caldeira, para a realização de eventos. A previsão é que a primeira fase esteja pronta para ser inaugurada entre maio e junho deste ano.
“O nosso objetivo é manter ao máximo as estruturas históricas da antiga fábrica, inclusive, podemos fazer a alusão de que agora somos nós que queremos gerar energia, neste caso para a nova economia, abrigando empresas, pessoas e iniciativas”, comenta o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.
A segunda fase começará a ser construída em março, com previsão de inauguração ainda em 2020. Serão cerca de 4 mil m² para abrigar os Labs das empresas – 39 já aderiram oficialmente ao projeto, como Sicredi, Agibank, Banrisul, Neugebauer e Kley Hertz. São essas operações que estão viabilizando a construção do Caldeira e, como uma das contrapartidas, poderão ter os seus laboratórios de inovação implantados ali.
“Temos um grupo muito heterogêneo de operações. Aliás, a adesão dos empresários do Estado, com doações, tem sido muito interessante”, destaca Valério. Quando o projeto estiver no auge, deverá reunir diversos laboratórios de empresas tradicionais e startups, reunindo até 3 mil pessoas desenvolvendo projetos inovadores em empresas de todos os portes.
O Instituto Caldeira é dos principais símbolos do movimento pela inovação e empreendedorismo que vem acontecendo em Porto Alegre, liderado pelo Pacto Alegre. A iniciativa conta com um Comitê de Governança, composto por executivos de Sicredi, Lojas Renner e MBZ Advogados, e de um Conselho de Administração composto por Marciano Testa, Claudio Coutinho, José Galló, Julio Mottin Netto, Rodrigo Vontobel, Haroldo Stumpf, Frederico Logemann e Marcos Boschetti.