O desenvolvimento do 4° Distrito sai do papel

Ricardo Gomes - Vice-prefeito

Ricardo Gomes, vice-prefieto de Porto Alegre

Há pelo menos 30 anos assistimos a uma das regiões mais promissoras de Porto Alegre, que um dia já foi um grande centro industrial, se deteriorando com o tempo. A cada ano que passava, fábricas fechavam as portas no 4º Distrito, famílias buscavam um novo bairro, seja por uma infraestrutura defasada, seja pela insegurança.

 

A região, que abrange os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, clama por um olhar atento do poder público para resgatar seu potencial. A transformação já começou, e surgiu da própria iniciativa privada. Na busca por um local diferenciado, empreendedores passaram a ver no 4º Distrito o ambiente ideal para inovar. Iniciativas como o Instituto Caldeira, Nau, Fábrica do Futuro e outras já dão uma nova cara para a região. Seguindo este movimento e nosso compromisso com a inovação, transferimos a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) para o Instituto Caldeira.

 

Com base em estudos técnicos, com participação de parceiros como a UFRGS e o Banco Mundial e, principalmente, resultado de um amplo debate com a sociedade, apresentamos nessa sexta aos vereadores e sociedade a proposta da Prefeitura para posicionar o 4° Distrito no século XXI: o Programa +4D. Ele visa promover o desenvolvimento urbano sustentável, valorizando as características e identidade do local. Um dos objetivos é incentivar a ocupação, seja residencial ou comercial, assim como fomentar o entretenimento, em harmonia com a história do bairro.

 

O programa é dividido em três fases, colhendo o aprendizado que a cidade teve na Orla. Vamos começar uma profunda transformação, que precisa ser continuada ao longo dos anos para que o 4º Distrito possa chegar ao seu verdadeiro potencial.

 

Esperamos, para os próximos meses, amplos debates com a sociedade para que haja uma formação conjunta do Projeto de Lei que irá concretizar o desenvolvimento do 4º Distrito, estimada para ir à votação na Câmara de Vereadores no primeiro trimestre de 2022. Não temos mais tempo a perder. Como diz o Prefeito Sebastião Melo, a cidade tem pressa - e o 4º Distrito também!

 

Artigo originalmente veiculado no Jornal Zero Hora / Foto Cesar Lopes-PMPA