Que papel tem a tecnologia em nossas vidas, pessoais e profissionais? Possivelmente terá vários papéis, especialmente se partirmos de diversas abordagens: a de uma desenvolvedora de software, a de um educador, de uma idosa, de um adolescente, de uma comerciante. Dependerá, pelo menos, se somos ou não nativos digitais. Em comum, talvez haverá a certeza de que a tecnologia tem, sim, presença garantida. Talvez.
E como viver numa nova economia em que a tecnologia é tão presente a ponto de mudar comportamentos, criar novas perspectivas, alavancar resultados, decretar fracassos? Esta nova economia muito mais veloz inunda nossa vida pessoal e profissional, mas especialmente tem um grande impacto em nosso dia a dia. A nova economia pode nos coroar – de louros ou de espinhos. No entanto, a nova economia não é uma ameaça, é apenas a realidade.
Neste aspecto, o elemento-chave passa a ser outro. Não é de tecnologia que precisamos falar agora, mas de mentalidade. Com que abordagem eu estou encarando a nova economia? Minha maneira de pensar funciona como um filtro pelo qual eu vejo as possibilidades de desenvolver meus empreendimentos, gastar meu tempo, ser ou não inclusivo, educar os filhos, investir meus recursos – escassos ou abundantes.
A mentalidade me permite ver para decidir, mas antes de tudo, permite mudar para então clamar por mudanças.
Nestes tempos desafiadores, empreendedores da nova economia precisam considerar a forma de ver como um ativo altamente crítico. Desenvolver um novo olhar para a nova economia é uma atitude diferenciadora. Mas, ao que parece, pouco tempo dedicamos para isso, pouco esforço empregamos para transformar nossos padrões naqueles que desejamos ou precisamos. Fazemos a transformação digital, mas não exercitamos a transformação mental.
Para a antropóloga do consumo Hilaine Yaccoub, “certezas mudam com o tempo ou com o vento”. Mais ainda na veloz economia. Nossa sociedade precisa exercitar a ousadia de uma nova mentalidade.
Marcelo Paes | Head no Co.nectar Hub do Sindilojas Porto Alegre e Conselheiro de Inovação Certificado | marcelo.paes@sindilojaspoa.com.br