Pacto Alegre lança carta aberta ao integrantes da MESA, Voluntários e Simpatizantes do PACTO ALEGRE, e aos amigos e concidadãos de Porto Alegre em celebração aos 2 anos do movimento e aniversário de Porto Alegre.
Faça download da carta aqui.
CARTA ABERTA aos Integrantes da MESA, Voluntários e Simpatizantes do PACTO ALEGRE, e aos amigos e concidadãos de Porto Alegre
Chegamos aos 2 anos... Neste 26 de março de 2021 nossa querida Porto Alegre celebra 249 anos e nosso movimento PACTO ALEGRE, nascido do nosso amor e compromisso com a cidade, seu destino e seus habitantes, chega ao segundo aniversário. Como aconteceu em março de 2020, planejamos para essa data simbólica muitas coisas, desejando aproveitar o momento para mostrar a todos algumas das coisas muito legais e transformadoras que os muitos talentos atuantes nesse movimento estão impulsionando. Mas com o novo agravamento da crise e em respeito a esse momento de dor e preocupação que vivemos, impactados por crises e perdas humanas, sociais, econômicas, concluímos que não há clima para uma reunião mais festiva, como gostaríamos.
É tempo de resiliência, de se inspirar no trabalho abnegado e brilhante dos colegas da área da saúde e concentrar todos os esforços para o trabalho e a perseverança. Nesse segundo aniversário, silencioso, mas esperançoso, renovamos nosso comprometimento com os princípios que levaram à fundação do PACTO ALEGRE, o fazer juntos, numa lógica de abundância, tendo a inovação como meio e o bem estar de todos que vivenciam Porto Alegre como fim. Temos muito orgulho do trabalho já realizado, de forma voluntária e engajada, pelas centenas de parceiros que atuaram nos projetos e ações do PACTO.
Temos muito orgulho de ter passado com muito êxito pela transição na gestão da cidade, mantendo a firme e produtiva parceria com a administração de Porto Alegre em prol da cidade, ficamos comovidos ao ouvir muitos participantes afirmando que graças à energia e mentalidade exercida com sucesso na trajetória do PACTO ALEGRE conseguimos nos mobilizar e articular com mais facilidade e eficiência para várias ações vitais durante esse ano de pandemia, do portal SUPERA ao apoio à criação e operação do Brothers in Arms.
Olhando para trás nessa curta e agitada trajetória vemos que muito já foi feito, dentro do espírito de equilíbrio entre uma visão ambiciosa de futuro e uma postura pragmática de ação que pautou a condução do PACTO. Cocriamos e estamos impulsionando, junto com diversos atores (a lógica das muitas mãos no timão ser parte essencial da atuação do PACTO) diversas ações que já estão ou terão grande impacto em várias áreas, tais como na educação (PROFESSOR INOVADOR, +PARATI, OLIMPÍADAS DE INOVAÇÃO, START.EDU e MBA ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO), na saúde (START.HEALTH), na cultura (POA 2020), na imagem da cidade (ROTA CERVEJEIRA e MARCA DE POA), na geração de um melhor e mais inovador ambiente de negócios (FIT/POA - FUNDO MUNICIPAL DE INOVAÇÃO, LICENCIAMENTO EXPRESSO e INSTITUTO CALDEIRA, CROWDFUNDING).
Não caberia aqui falar de todas, mas estamos preparando e devemos em breve enviar um relatório de todos os projetos e ações. O desenvolvimento de alguns infelizmente teve que ser postergado, em função da pandemia, que demanda nossa concentração no atendimento a demandas emergenciais. Mas estão prontos para serem retomados e avançarem rápido assim que superarmos os momentos mais difíceis. Mas muito mais importante que os avanços nos projetos é a contribuição do PACTO ALEGRE nesses dois anos em mudar a mentalidade. Vimos nascer e criar raízes em muitas instituições e pessoas uma nova energia, uma determinação de exercer uma participação cidadã e protagonista, em articulação com todos os setores da quádrupla hélice. Vimos muitos colegas e amigos, em inúmeras situações, estimulados pela existência do PACTO e suas ideias, se engajarem em ações buscando encontrar convergências, negando nossa tradição de polarização, e desenvolver projetos que ajudem a reverter nossa perda de talentos e aumentar a atratividade de POA.
É muito gratificante saber que o PACTO inspirou a criação do INOVA RS, essa rede de redes que se espalha pelo nosso Rio Grande, expandindo a lógica da colaboração e transformação positiva. É um orgulho ouvir que a trajetória do PACTO inspirou movimentos em várias outras regiões, como o PROMOVE, de Lajeado, o Pacto de Venâncio ou o INOVACENTRO de Santa Maria. E que o mesmo reforçou a atuação de movimentos como o Hélice e o Conexo, em Caxias, ou a consolidação do TRANSFORMA RS. Esse é o espírito, avançarmos juntos, reforçando o que costumo chamar de conspiração do bem. Então, se não cabe festejar nesse segundo aniversário, cabe celebrar essa rica trajetória, construída sobre a dedicação voluntária de tantos e da capacidade de compreensão da importância da iniciativa das mais diversas instituições que compõem da cidade, 110 das quais já compõem a MESA DO PACTO. Nunca nenhuma delas disse não a um pedido de engajamento e colaboração da coordenação do PACTO. Todas entenderam que nosso movimento é de todos, para todos, por todos, e que a visão de que uma cidade melhor beneficia todos nós nos une de forma indissolúvel...
E compreenderam que simplesmente unindo as capacidades já existentes no nosso meio podemos fazer muito, e rápido!!! E cabe agradecer... Às Universidades que criaram à Aliança, que impulsionou todo o movimento pelo caráter exemplar que fazer junto é o melhor e mais prazeroso caminho; Às administrações de Porto Alegre, tanto na gestão do Prefeito Marchezan, assim como na gestão do Prefeito Melo, que tiveram a sabedoria de compreender a natureza e potência da ideia do PACTO, e assumiram papéis de protagonista, na condução do movimento e adotaram posturas generosas no sentido de conectar seus projetos e atuação à atuação do PACTO.
Ao nosso conselho consultivo, personalidades marcantes e simbólicas da cidade que dedicam parte de seu tempo e inspiração para nos auxiliar a entender as demandas estratégicas de nosso movimento, e para nos provocar a fazer mais e mais rápido! Às centenas de talentos que nos ajudara a cocriar, conduzir, entregar e apoiar tantos projetos e ações. Foi um privilégio conviver com tanta gente inspiradora, generosa e engajada! Às instituições que se propuseram a compor a MESA DO PACTO, que iniciou com 77 participantes, hoje já tem 110 e poder contar com o comprometimento dos principais líderes em cada reunião plenária, que busca alinhar e decidir os rumos do movimento. Mesmo durante a pandemia tivemos várias instituições buscando aderir à mesa e ao PACTO, o que mostra a importância simbólica e as profundas raízes do que estamos construindo juntos; Às instituições que apoiaram o PACTO financeiramente (Agibank, Badesul e Sicredi), o que nos permitiu contar com a inspiração fantástica do Professor e amigo Josep Pique.
Aos voluntários que compuseram os grupos técnicos operacionais, que dedicaram um número enorme de horas, de forma voluntária e com muito amor, para ajudar a manter alguma estrutura nesse dinâmico e fluido movimento. À nossa mídia partner, RBS, e a todos os demais veículos e jornalistas que entenderam a relevância do pacto e vem nos ajudando a comunicar suas ações para cada morador de POA, assim como a chamar cada um deles a participar...
OBRIGADO!!!!
GOSTARÍAMOS DE ABRAÇAR CADA UM DE VOCÊS. ESPERAMOS EM BREVE PODER CURTIR NOVAMENTE NOSSOS ENCONTROS PESSOAIS, SEMPRE INSPIRADORES.
CONTAMOS AINDA MAIS COM VOCÊS NESSE TERCEIRO ANO DE ATIVIDADES!!!!! ATÉ AGORA DEMOS APENAS OS PRIMEIROS PASSOS DESSA CAMINHADA FUNDAMENTAL.
TEMOS BOAS RAÍZES E UM TIME FANTÁSTICO DE INSTITUIÇÕES E TALENTOS. MAS OS DESAFIOS À FRENTE SÃO GRANDES E COMPLEXOS E VAMOS TER QUE TRABALHAR MUITO E JUNTOS PARA FAZER A DIFERENÇA!!!
PARABÉNS PORTO ALEGRE,
PARABÉNS PACTO ALEGRE!
Que ambos tenham longas e cada vez mais exitosas trajetórias!
Um abraço, Coordenação PACTO ALEGRE