Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício considerado o pai do empreendedorismo moderno, participa de edição especial do Tecnopuc Talks

card de convite

No próximo Tecnopuc Talks, uma série sobre inovação e empreendedorismo promovida pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a equipe do Tecnopuc Startups irá mediar a edição especial “Uma hora com Steve Blank”. O evento, com transmissão ao vivo e em inglês, será dia 12/03, às 16h30. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link.

 

Steve Blank é professor adjunto em Stanford e pesquisador sênior em Inovação na Columbia University. É considerado o pai do empreendedorismo moderno, e conhecido por desenvolver a metodologia Customer Development, que lançou as bases para o movimento Lean Startup (Startup Enxuta). Steve mudou a forma como as startups são construídas; como o empreendedorismo é ensinado; como a ciência é comercializada e como as empresas e o governo inovam. É autor dos livros The Four Steps to the Epiphany (no Brasil, publicado como Do Sonho À Realização Em 4 Passos – Estratégias Para Criação de Empresas de Sucesso) e The Startup Owner’s Manual (no Brasil, Startup: Manual do Empreendedor), e sua matéria de capa da Harvard Business Review de maio de 2013 redefiniu o modo como as grandes empresas podem inovar com rapidez. 

 

O convite da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS para Steve Blank passou pelos alunos da disciplina de Empreendedorismo Digital nos Negócios, ministrada pelos docentes Jorge Audy (Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc) e Rafael Prikladnicki (Gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc), ambos também professores do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação  da PUCRS. A disciplina foi ofertada em 2020 nos cursos de pós-graduação das Escolas Politécnicade Direito e de Negócios da Universidade. As aulas são focadas na transformação do conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade, onde são trabalhados conceitos de empreendedorismo, startups, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor e legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “No final da disciplina, os alunos devem pensar sobre o seu problema de pesquisa sob o ponto de vista de transformação de conhecimento em riqueza, e apresentar um pitch”, explica Rafael. 

 

A dinâmica da disciplina é diferenciada desde o começo, e foi nesse momento de aprendizado que surgiu o convite para Steve Blank, conta Rafael: “na minha primeira aula, faço uma dinâmica com os alunos chamada Desafio 24 horas. A turma é dividida em grupos, e cada um deles têm um objetivo, que pode ser negociar um produto em chinês em um site internacional, fazer uma pré-venda de algum produto, entrar em contato com uma das organizações listadas como maiores empresas do mundo segundo a bolsa de valores americana e descobrir quais serão as próximas empresas que elas comprarão, falar com uma startup unicórnio e descobrir as tendências da área, entre outros. Um desses desafios era identificar pessoas renomadas na sua área de interesse e orçar uma palestra delas”, relembra o professor. 

 

Foi a partir desse desafio que os alunos do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCRS, Tadeu de Oliveira Júnior e Anderson Ferreira Caldieraro, contataram a assessoria de Steve Blank e realizaram o convite. “O primeiro nome que veio à minha cabeça foi Steve Blank, por tudo que ele representa para o empreendedorismo e para as startups do Vale do Silício. Percebi que seria uma oportunidade única para minha vida de pesquisador e empreendedor, sobretudo por acreditar que a participação dele em um evento da PUCRS seria um marco para o empreendedorismo do Rio Grande do Sul”, conta Tadeu. 

 

“Passei a madrugada do dia 18 de novembro pesquisando sobre como contatá-lo. Todo empreendedor deve ter coragem, então peguei um e-mail através de um amigo, ex-aluno do Steve, e mandei um e-mail com o interesse de trazê-lo para um evento. Para minha surpresa Steve respondeu, informando que estaria disposto a participar de um possível evento na PUCRS e que havia gostado muito do tema. Fiquei alucinado com aquela possibilidade, lembro de ter comentado com os professores e colegas na aula online, mas para muitos ainda parecia uma realidade muito distante. Eu sabia que tinha oportunidade de realizar um sonho, e após 28 e-mails trocados, de novembro até janeiro, recebemos a confirmação do Steve”, comemora o mestrando.

 

Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, salienta a importância do caminho de empreendedorismo dentro da PUCRS para os estudantes, no âmbito do Track Startup: “na Universidade, a trajetória do desenvolvimento de startups está articulada para que iniciativas que surgem em atividades acadêmicas encontrem caminho para sua exploração e projeção no ecossistema de inovação. Assim foi idealizado o Track Startup, que se consolida com iniciativas como a do Tadeu e do Anderson”, afirma a gestora. 

 

Leandro Pompermaier, líder do Tecnopuc Startups que fará a mediação do Talks junto com Rafael Chanin, considera que a oportunidade de falar com Steve Blank é algo que fortalece o pensamento empreendedor, fazendo com que todos ganhem. As startups e a comunidade da PUCRS e do Tecnopuc, por conseguir interagir com essa autoridade do empreendedorismo mundial, e toda a comunidade empreendedora do Brasil que se fortalecerá com o evento: “conseguiremos levar considerações que nós temos sobre como criar negócios globais, e questões sobre como podemos validar de forma cada vez mais acertada as nossas hipóteses, levando em consideração as metodologias apresentadas por ele, para alcançar as respostas que são necessárias para todos os empreendedores na fase de construção dos seus negócios. Estamos com grandes expectativas para essa conversa que trará novas ideias, informações e experiências para todos nós”, enfatiza Pompermaier.

 

Matéria original